quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

PATINADOR APOLO OHNO PROVOCA E REACENDE RIVALIDADE EUA E COREIA DO SUL


Segundo os sul-coreanos não perdoam Apolo Anton Ohno. Dizem que não mereceu a medalha de prata dos 1.500 m da patinação de velocidade em pista curta, disputada no sábado (13), pela Olimpíada de Vancouver. A prova foi vencida por Lee Jung-su, mas outros dois sul-coreanos, Sung Si-bak e Lee Ho-suk, caíram na última volta, depois de uma “batida” entre eles mesmos. Ohno só garantiu a prata por causa da queda dos dois adversários.

A rivalidade de norte-americanos e sul-coreanos, que vem desde a Olimpíada de Salt Lake City-2002, está cada vez mais acirrada. Logo depois da medalha, Ohno foi dizer que os dois que caíram tinham “merecido” a desclassificação, piorando a aura de antipatia que envolve o norte-americano.

A atitude do patinador reacendeu a fúria da imprensa da Coreia do Sul. Há oito anos, na cidade norte-americana de Salt Lake City-2002, o ídolo sul-coreano Kim Dong-sung cruzou a linha de chegada da final dos 1.500 m da mesma prova, mas foi desclassificado por alegada “obstrução” contra Ohno na volta final.

Depois de sua medalha de prata em Vancouver, Apolo Ohno (agora com 27 anos e que vinha de outro ouro em Turim-2006, nos 500 m), disse que estava “esperando que houvesse outra desclassificação, como em Salt Lake City”.

Mas agora o clima de rivalidade voltou. E em Vancouver, Lee Jung-Su e Apolo Ohno ainda devem se encontrar nas finais dos 1.000 m e dos 500 m, respectivamente neste sábado (20) e na outra sexta-feira (26). Lee Jung-su já adiantou que a Coreia do Sul vai para a briga, como sempre, pelo pódio inteiro de cada prova.