quinta-feira, 15 de abril de 2010

PATRÍCIA AMORIM SOBRE A TAÇA DAS BOLINHAS: 'A BRIGA APENAS COMEÇOU'


A decisão da CBF de dar a Taça de Bolinhas para o São Paulo, e foi duramente criticada pela presidente Patrícia Amorim na entrevista coletiva realizada na Gávea na manhã desta quinta-feira. Munida de documentos do Clube dos 13 de diferentes épocas, ela disse que o Flamengo está preparado para enfrentar uma briga jurídica e política para provar que o título do Brasileiro de 1987 foi conquistado dentro de campo.

- O Flamengo vai apresentar esses documentos. Nós buscamos o que nós julgamos necessário para que o título seja reconhecido. A briga apenas começou. Confio no nosso departamento jurídico e na possibilidade de reverter essa situação – disse Patrícia.

A dirigente também afirmou que a decisão da CBF foi divulgada em momento inoportuno e que tudo leva a crer que tenha sido uma espécie de retaliação ao Flamengo, que apoiou Fábio Koff nas eleições do Clube dos 13, esta semana. Ricardo Teixeira apoiou Kléber Leite, ex-presidente rubro-negro e que também estava ao lado de Marcio Braga, antecessor de Patrícia. Ela também repudiou a pressão que os dois fizeram no processo eleitoral.

- Quero dizer que o Flamengo considera uma covardia, uma atitude intempestiva e inoportuna da CBF ter feito esse pronunciamento ontem (quarta-feira). Não quero acreditar, mas tudo me leva a acreditar que sim (que houve retaliação da CBF). Essas pessoas (Kléber e Marcio) causaram enorme desconforto ao Flamengo uma vez que o clube já havia se posicionado (a favor de Koff na eleição do Clube dos 13). Todos foram presidentes e deveriam saber que só quem deveria se posicionar em nome do clube é o presidente eleito – afirmou Patrícia, que também criticou a postura pessoal de Teixeira.

O presidente do Conselho Fiscal, Leonardo Ribeiro, convidou Teixeira a comparecer ao Flamengo em 30 dias para esclarecer todos estes fatos. Segundo ele, o estatuto rubro-negro não permite que um sócio vá contra os interesses do clube. O dirigente estuda a possibilidade de pedir a exclusão de Teixeira do quadro de benemérito caso ele não compareça. Um grupo de torcedores do Flamengo está organizando um protesto, às 16h (horário de Brasília) de segunda-feira, contra Ricardo Teixeira, em frente à sede da CBF na Barra da Tijuca. A manifestação pode incluir um enterro simbólico do dirigente.

REELEITO POR MAIS TRÊS ANOS DE MANDATOS A FRENTE DA ASSOCIAÇÃO DO CLUBE DOS 13, KOFF DIZ QUE CBF QUER RACHAR CLUBE DOS 13

CBF DECIDE ENTREGAR "TAÇA DAS BOLINHAS" AO SÃO PAULO

A CBF enfim tomou uma decisão e resolveu entregar ao São Paulo a “taça de bolinhas”, troféu que esteve em jogo até o Campeonato Brasileiro de 1992 e também estava na mira do Flamengo.

De acordo com a assessoria de imprensa da CBF, o departamento jurídico da entidade enviou nesta quarta-feira (14) um comunicado à Federação Paulista de Futebol sobre a entrega do troféu ao Tricolor, que o reivindica desde 2007, ano em que conquistou seu quinto título brasileiro. A taça foi criada na década de 1970 e tinha posse transitória. Ficaria em definitivo com o clube que fosse campeão brasileiro três vezes seguidas ou cinco alternadas.

O imbróglio ganhou destaque em 2007, quando o São Paulo conquistou o Brasileiro pela quinta vez e pediu a taça, que estava fora de jogo havia 15 anos, desde 1992, quando o Flamengo venceu o Brasileirão, em cima do Botafogo, e comemorou o que considerou seu quinto título.O problema é que o Rubro-Negro carioca inclui em sua conta a Copa União de 1987, torneio que marcou a criação do Clube dos 13 e contou com os principais clubes do país. A decisão da CBF, no entanto, reforça a determinação da entidade, que considera o Sport como campeão brasileiro daquele ano.

ENTENDA O CASO

No meio de 1987, a CBF anunciou que não teria condições financeiras de organizar o Brasileirão . Os principais clubes brasileiros, então, se reuniram e decidiram assumir a organização do torneio. Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco criaram o Clube dos 13 e convidaram mais três clubes, Goiás, Santa Cruz e Coritiba, para disputar a competição, que ganhou o nome de Copa União.

A escolha desses clubes, no entanto, se deu não por critérios técnicos, mas comerciais. O Clube dos 13 optou por clubes de outras grandes capitais e deixou de lado times como o Guarani, vice-campeão brasileiro de 1986, e o América-RJ, terceiro colocado.
A CBF, vendo que a iniciativa dos clubes estava tendo sucesso comercial, recuou e decidiu organizar um campeonato com os times que haviam ficado de fora, além de impor a realização de um cruzamento entre os melhores das duas competições para decidir quem seria o campeão brasileiro - que ganharia, junto com o vice, a indicação para a Copa Libertadores de 1988.

O Clube dos 13, no entanto, rejeitou a proposta e disse que não aceitaria a interferência da entidade. A CBF insistiu e chamou a Copa União de “Módulo Verde”, dando o nome de “Módulo Amarelo” a seu torneio.
O Flamengo sagrou-se campeão da Copa União e, junto com o Inter, vice-campeão, se recusou a disputar o quadrangular. Sport e Guarani, que haviam dividido o título do Módulo Amarelo (após um empate por 11 a 11 nos pênaltis no segundo jogo da final), se enfrentaram novamente, e o time pernambucano levou a melhor.
A CBF nomeou o Sport como campeão brasileiro e o indicou, junto com o Guarani, para jogar a Copa Libertadores de 1988. Em 1992, quando os clubes e a entidade já haviam feito as pazes, o Flamengo venceu o Brasileirão e reivindicou a “taça das bolinhas”, mas a CBF, em vez de simplesmente negar o pedido rubro-negro, preferiu esconder o troféu num cofre de uma agência da Caixa Econômica Federal, no Rio.
FESTA EM PERNAMBUCO
Em 1994, uma decisão judicial confirmou que a CBF devia considerar o Sport como campeão brasileiro de 1987 e não entregar a taça ao Flamengo. Curiosamente, antes mesmo que o São Paulo se manifestasse, foi o clube pernambucano que comemorou a decisão da CBF.
O diretor de futebol do clube, Aluísio Maluf, diz que o título de sua equipe não pode ser contestado e aproveitou para alfinetar o Flamengo, que comemorou no ano passado o hexacampeonato brasileiro.
- O Sport sempre foi considerado pela lei brasileira desportiva e pela torcida brasileira consciente o campeão brasileiro de 1987. Embora com todos os trâmites possíveis, por questões de politicagem interna da CBF, o Sport não deixou de ser o campeão. Sempre fomos e agora vão ter que apagar a mentira do hexa do Flamengo.
Foto por 31.07.1985/Gazeta Press: Rafael segura a taça entregue ao Coritiba pelo título de 1985: enfim o troféu terá um dono
Fonte de Publicação: r7.com

OPINE: O SÃO PAULO MERECE A "TAÇA DAS BOLINHAS"?


A CBF decidiu que entregará a "taça das bolinhas" ao São Paulo. A entidade reconhece, assim, o Tricolor paulista como o primeiro clube a vencer cinco vezes o torneio nacional. O Flamengo contesta o título por considerar que a Copa União de 1987 é também um título nacional. E você, o que pensa sobre isso? Dê sua opinião.

NEYMAR DIZ: "É CEDO PARA SAIR"


Novamente na mira do Real Madrid, de acordo com as informações publicadas nesta quarta-feira (14) pelo diário Marca, da Espanha, o atacante Neymar não se mostrou muito empolgado com uma possível transferência para a equipe estrangeira. Segundo o jovem santista, artilheiro do clube na temporada, com 19 gols, depois de fazer cinco na vitória por 8 a 1 sobre o Guarani nesta quarta-feira (14), ainda é muito cedo para pensar em ir para o futebol europeu.

- Ainda é muito cedo para eu sair daqui. Meu pai também fala que é cedo e eu acho isso mesmo. Neymar faz parte dos sonhos madrilenhos desde 2006, quando tinha apenas 14 anos e jogava na categoria infantil (sub-15) do Peixe. Na ocasião, o então vice-presidente de futebol dos espanhóis, Emilio Butragueño, se encantou com o futebol do atacante e tentou viabilizar a sua contratação. Porém, na época, a opinião do próprio garoto e de sua família, convencidos pelo Alvinegro Praiano a permanecer no Brasil, fez a diferença.

Agora, o Real Madrid parece novamente disposto a investir na aquisição da jovem joia santista. Porém, Neymar disse que ainda espera permanecer por muito tempo na Vila Belmiro. - Ainda tenho muitos anos de contrato no Santos [até o final de 2014] e espero conquistar muitos títulos aqui. Eu tenho uma longa caminhada pela frente no clube.

FUTEBOL INTERNACIONAL: REAL MADRID ESTÁ DE OLHO EM NEYMAR

Há quatros anos, Neymar esteve em Madri para conhecer as instalações do Real, que queria contratar o garoto e levar sua família para viver na Espanha. O Real Madrid está de olho em Neymar, diz o diário espanhol Marca. Segundo na publicação nesta quarta-feira (14) pelo jornal, o clube da capital da Espanha acompanha de perto e com bastante atenção os passos do santista.O ex-jogador do Real Emílio Butragueño é quem mais se interesse pela carreira de Neymar. Em 2006, também por influência do dirigente (que era vice-presidente naquela época), o jogador passou uns dias no clube espanhol. No final, a família de Neymar e o Santos chegaram a um acordo financeiro e ele acabou voltando para o Brasil.O Marca afirma que Neymar começa a ser comparado com Messi, principalmente pela semelhança em carregar a bola, pela velocidade e dribles.

LIGA DOS CAMPEÕES DA ÁSIA - APÓS INCIDENTE NA ARÁBIA, SCOLARI RETORNA AO UZBEQUISTÃO


A delegação do Bunyodkor, time treinado por Felipão, já está de volta ao Uzbequistão depois do incidente na Arábia Saudita. Jogadores e comissão técnica da equipe da antiga URSS brigaram com guardas ao final da partida contra o Al Ittihad (1 a 1), pela Liga dos Campeões da Ásia.

Marcelo, intérprete de Luiz Felipe Scolari e pivô da confusão ao acusar um guarda do estádio de racismo, no entanto, segue em Jedah, onde está detido.

De acordo com a assessoria de imprensa de Felipão, dois diretores do Bunyodkor ficaram com o funcionário, que aguarda uma liberação da justiça local para ser liberado. - A direção do Bunyodkor vai comunicar o caso a Fifa e ao Cônsul do Brasil na Arábia Saudita já que o tradutor tem passaporte brasileiro - disse Acaz Fellegger.

HERNANDES CONFIANTE NA CLASSIFICAÇÃO SÃO PAULINA, E DIZ QUE BADALAÇÃO EM CIMA DO SANTOS É EXAGERADA


A goleada de 8 a 1 do Santos sobre o Guarani, nesta quarta-feira (14), na Vila Belmiro, pela Copa do Brasil, não abalou a confiança do São Paulo, que joga domingo contra o rival na Baixada Santista, pela segunda semifinal do Paulistão 2010. Os jogadores, inclusive, acreditam que existe uma badalação exagerada em cima do rival e que uma classificação tricolor no final de semana fará muita gente mudar de opinião. Disse Hernanes.


Ao ser questionado sobre o que achava das comparações feitas entre Santos e Barcelona (ESP), o volante Hernanes ironizou. - O ser humano é exagerado. Quando nós fazemos grandes partidas e marcamos gols, somos os melhores do mundo. A gente tem de saber analisar as coisas. Deixa falar. Domingo, será mais um dia em que as verdades que foram criadas serão confrontadas. Esses rótulos podem mudar no primeiro tropeço – afirmou o camisa 10 São Paulino.

MESMO COM A DERROTA NA TAÇA LEBERTADORES, PET DIZ QUE O FLA É SUPERAÇÃO


O planejamento do Flamengo para minimizar o cansaço para a final da Taça Rio, contra o Botafogo, neste domingo, foi prejudicado. Previsto para chegar ao Rio de Janeiro às 5h, o voo fretado com a delegação rubro-negra vindo de Santiago atrasou uma hora e 20 minutos.

- Temos um desgaste e isso pode comprometer para domingo, mas o Flamengo é superação. Domingo é 50% pra cada um e espero que os 50% do Flamengo falem mais alto - afirmou Petkovic.


Sem torcedores esperando o time, a recepção do time foi feita pela presidente Patrícia Amorim, que estava desde cedo no aeroporto. Alegando estar de “cabeça inchada”, preferiu não falar e disse que só daria declarações na entrevista coletiva desta quinta-feira. Com a cara fechada, o goleiro parou apenas para dar um beijo e um abraço na presidente do Flamengo.

FAHEL ZAGUEIRO DO BOTA EXALTA IMPORTÂNCIA DE JOEL PRA O TIME


A chegada do técnico Joel Santana, que assumiu o Botafogo depois da derrota para o Vasco por 6 a 0, na Taça Guanabara, virou unanimidade entre os alvinegros como o principal motivo para a volta por cima do time no Carioca. O zagueiro Fahel acredita que o treinador conseguiu despertar novamente nos atletas o prazer de estar em campo.
- O Joel tem uma importância enorme, acho que 95% é mérito dele. Nos devolveu a alegria de jogar - afirmou o defensor. Animado com a possibilidade da conquista antecipada do título do Carioca, Fahel disse que não considera o Alvinegro a quarta força do futebol carioca.
- Não considero que somos a quarta força. Estamos disputando o título todo ano com o Flamengo. O Botafogo enfrenta o Flamengo neste domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã, na final da Taça Rio.

Foto: Fahel a (direita) tenta roubar a bola do atacante Loco Abreu no treino do Botafogo

MUNDIAL DE AIR RACE - PILOTO BRASILEIRO PASSA BEM APÓS GRAVE ACIDENTE, MAS CONTINUARÁ EM OBSERVAÇÃO



O primeiro e único representante brasileiro no Mundial de Air Race sofreu um acidente durante o treino desta quinta-feira para a etapa de Perth, na Austrália. Adilson Kindlemann, que perdeu altitude após fazer uma curva à esquerda no circuito montado sobre o rio Swan, passa bem. Por precaução, no entanto, o piloto brasileiro ficará em observação no hospital nas próximas horas.

- Fizemos uma bateria de exames de Raio-X e laboratoriais, e não constatamos nenhuma lesão significativa. Ele conversou conosco o tempo todo, e em nenhum momento perdeu a consciência – afirmou o médico que atendeu Adilson no hospital, Conrad Ng.

Após a bateria de exames, Adilson tranqüilizou parente e amigos afirmando estar recuperado do susto. - Me sinto perfeitamente bem. Fiz várias radiografias e felizmente estou 100%. A equipe que me resgatou da água foi realmente incrível. Tudo aconteceu muito rápido; preciso ver em detalhes o vídeo do acidente para ver o que aconteceu. Mas é claro que quero voltar a voar o mais rápido possível. Dessa vez no ar, não na água - brincou.

FÓRMULA 1 - FELIPE MASSA NÃO TEM PRESSA PARA RENOVAR COM A FERRARI


O líder do Campeonato de Fórmula 1, Felipe Massa disse, nesta quinta-feira, que não tem pressa para resolver sua situação contratual com a Ferrari. Segundo o brasileiro, seu objetivo agora é vencer o campeonato. O compromisso do piloto com a equipe italiana acaba no fim do ano e especulações colocaram Robert Kubica, da Renault, em seu lugar em 2011. Mas ele está calmo sobre a situação.


- Acho que não estamos com pressa no momento, mesmo do meu ponto de vista. Estou muito feliz com a minha condição e a forma com que trabalhamos em equipe. Mesmo antes do meu acidente, no ano passado, as conversas já tinham se iniciado para renovar o contrato. Elas se iniciarão novamente, mas não estou com pressa. Quero melhorar a cada corrida para lutar pelo título. É isso que importa no momento - diz Massa.

O IMPERADOR RUBRO-NEGRO DE ‘DISPENSÁVEL’, RETORNA AO STATUS DE SALVADOR DO FLAMENGO


Nesta quarta-feira (14), o Flamengo não teve uma boa atuação pela Taça Libertadores das Américas e foi derrotado por 2 a 0 pelo Universidade Católica jogando fora de casa. A atuação apática do Flamengo e sofrível do sistema ofensivo jogaram sobre o atacante Adriano o peso da volta por cima na final da Taca Rio, neste domingo, contra o Botafogo. Dele e da equipe.

A comissão técnica defendeu a ausência do jogador na viagem ao Chile. - Temos o Adriano, e pode mudar muita coisa – disse o técnico Andrade.

- Ele jogaria mal se entrasse em campo contra o Universidad. A conversa que tivemos na segunda foi boa, e ele mesmo admitiu que fosse melhor se preparar. Domingo, contra o Botafogo, ele não vai entrar voando. Mas vai entrar bem – disse o auxiliar de preparação publica Marcelo Martorelli.

MANO MENEZES DIZ: DENTINHO O ‘CARA’ DO CORINTHIANS


Como o fenômeno Ronaldo está longe do ideal, e Dentinho parece estar bem perto disso. Artilheiro do Corinthians na temporada, com oito gols, o atacante voltou a ser decisivo na última quarta-feira, contra o Racing, no Uruguai, pela Taça Libertadores da América. Motivo de alegria para o técnico Mano Menezes, ao falar do jogador.
- O Dentinho havia feito uma promessa no começo do ano de que faria uns oito, nove gols na Libertadores. E ele está apenas tentando confirmar isso. É muito bom que ele esteja bem, porque isso também significa que o grupo tem melhorado – falou o comandante. Para valorizar ainda mais o bom momento vivido por Dentinho, Mano Menezes se lembrou de uma passagem com o jogador em Caxias do Sul, na Série B, em 2008.
O jovem atacante, de 21 anos, subiu para os profissionais do Corinthians em 2007, pouco antes do trágico rebaixamento à Série B. Em 2008 terminou como artilheiro da equipe e no ano passado foi titular absoluto no primeiro semestre. Após queda de rendimento no final de 2009, passou para reserva. Mas se recuperou em grande estilo.