quinta-feira, 16 de junho de 2011

DEPUTADA REIVINDICA ADUTORA PARA O AGRESTE

A deputada Gesane Marinho-PMN disse hoje, dia 16, que uma adutora é a solução definitiva para resolver o problema da falta de água na região Agreste e reivindicou a sua construção ao governo do Estado.

Segundo a deputada, uma adutora com 50 quilômetros de extensão, partindo do rio Piquiri, vai beneficiar oito municípios da região: Pedro Velho, Nova Cruz, Montanhas, Santo Antônio, Espírito Santo, Passagem, Várzea e Jundiá.

“Na adutora do Agreste que estou propondo, há uma intenção de fazer com que o abastecimento de água também encontre o caminho das comunidades rurais desses municípios a serem beneficiados. Na comunidade Primeira Lagoa, em Nova Cruz, por exemplo, que tem cinco mil habitantes, só chega água de carro pipa”, disse.

Gesane Marinho lembrou, que de acordo com dados da CAERN das ligações de água no Estado apenas 1,5% são rurais.


Fonte: Assessoria de Imprensa da AL/RN

GUSTAVO DEFENDE RETOMADA DE OBRAS NA REGIÃO POTENGI


A retomada de obras para a construção e recuperação de estradas na região Potengi foi reivindicada pelo deputado Gustavo Carvalho (PSB). O parlamentar também irá realizar audiência pública para tratar do assunto.

Na sessão plenária desta quinta-feira, 16, Gustavo disse que foi procurado por representantes do movimento Território da Cidadania Potengi, que é formado por representantes do governo, fóruns de associações, sindicatos, federações e parlamentos municipais, denunciando a paralisação de obras importantes para a região.

Entre os exemplos, o deputado citou a obra não iniciada da estrada que ligaria Lagoa de Velhos a Sítio Novo e a RN 203 que liga a cidade de São Tomé a Tenente Laurentino, obra iniciada, mas não concluída. Segundo informações do deputado, essa última é conhecida como a estrada da produção e sua conclusão abreviaria em 120 quilômetros o percurso da Serra de Santana a Natal, facilitando o escoamento da produção e incentivando o desenvolvimento do turismo rural e serrano.

“São obras estratégicas para a região que foram paralisadas e outras, igualmente relevantes, que não chegaram sequer a ser iniciadas”, disse. A audiência pública será realizada no próximo dia 27.



Fonte: Assessoria de Comunicação Social da ALRN

DEPUTADOS ALERTAM SOBRE SITUAÇÃO PRECÁRIA DE ESCOLAS NO INTERIOR DO ESTADO

O deputado George Soares (PR) apresentou requerimento solicitando ao governo do Estado e a secretária estadual de educação, Betânia Ramalho, a reforma e reestruturação das instalações do CAIC Poeta Renato Caldas, em Assú. A escola foi interditada na última semana pelo Corpo de Bombeiros devido à péssima situação em que se encontra.

Na sessão plenária desta quinta-feira, 16, George lamentou a situação do estabelecimento e disse que cerca de 700 alunos estão sem aula. O parlamentar disse que não quer atribuir o problema ao governo atual. “Sei que o problema já vem de muitos anos, não é deste governo. Esse deve ser o quadro de várias escolas estaduais. É um fato lamentável e espero uma atitude do Executivo Estadual”, disse.

Em aparte, o colega Tomba Farias (PSB) alertou que a situação em Santa Cruz não é diferente. O deputado disse que o CAIC da cidade está “No chão” e já foi assaltado mais de dez vezes.

Outros deputados relataram problemas semelhantes. Fábio Dantas (PHS) informou que a escola Clóvis Trigueiro em São José, também está interditada e que a prefeitura do município teve que decretar estado de emergência para tentar resolver o problema da unidade de ensino.

Já o deputado Gilson Moura (PV) falou da situação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Larissa Rosado (PSB) pediu a liberação dos recursos para o campus da UERN de Apodi.



Fonte: Assessoria de Comunicação AL/RN

ASSEMBLEIA APRECIA INDICAÇÃO DE CARLOS THOMPSON PARA TCE-RN



A Comissão de Fiscalização de Finanças da Assembleia Legislativa aprovou esta manhã, 16, a indicação do procurador Carlos Thompson para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) feita pela governadora Rosalba Ciarlini. A votação no plenário ficou marcada para quarta-feira da próxima semana. O futuro conselheiro participou da reunião e fez a entrega do seu currículo aos parlamentares. Ficou definido que o parecer da comissão será lido na sessão de hoje à tarde e a matéria será votada na quarta-feira da próxima semana.

Além do presidente da Comissão, José Dias, e dos membros George Soares e Raimundo Fernandes, participaram da reunião os presidentes da Assembleia, deputado Ricardo Motta, e do TCE-RN, conselheiro Valério Mesquita, e os deputados estaduais Larissa Rosado, Tomba Farias, Getúlio Rêgo, Hermano Morais, Gustavo Fernandes e Poti Júnior.

O deputado José Dias afirmou que a governadora Rosalba Ciarlini teve que fazer uma “escolha de Sophia positiva” em função da qualidade dos nomes que integraram a lista tríplice, além de Thompson, os procuradores Luciana Campos e Carlos Galvão. “A governadora teve que escolher entre três grandes nomes. O que só engrandece o Tribunal de Contas do Estado”, afirmou.

O deputado Ricardo Motta destacou o currículo e o passado do futuro conselheiro Carlos Thompson e também o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo conselheiro Valério Mesquita, na condução do TCE-RN.

“Fiz questão de vir dar o meu testemunho em relação a Thompson. Quando eu cheguei no Tribunal, ele já estava lá há mais de uma década, onde começou como estagiário e teve a oportunidade de vivenciar o Tribunal em todos os seus aspectos”, afirmou Valério Mesquita, que destacou a competência jurídica do futuro companheiro.

O ainda procurador Carlos Thompson agradeceu as palavras dos presentes à reunião e reafirmou seu compromisso “em cumprir com meus deveres e respeitar a Constituição”. “Nós temos a convicção de que o controle externo é prerrogativa do Poder Legislativo e de que cabe ao Tribunal de Contas o papel auxiliar. Assumo o compromisso de atuar com honestidade, com lisura e com equilíbrio nessa nova missão”, disse Carlos Thompson.



Fonte: Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa