quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

“ESTRELAS DE 2º ESCALÃO NA AMÉRICA VEEM BOA CHANCE NA COPA”


Enquanto jogadores como Messi, Kaká, Tevez, Luis Fabiano e Robinho buscam levar suas seleções ao título da Copa do Mundo e se firmarem como grandes jogadores do futebol mundial, outros atletas americanos têm objetivos mais modestos. Esse é o caso de algumas das estrelas de segundo escalão do futebol americano, como os chilenos Valdívia e Suazo, os uruguaios Forlán e Lugano, o mexicano Giovanni dos Santos e o norte-americano Donovan.

No caso dos dois primeiros, a chance de se destacarem na Copa do Mundo é grande, desde que repita na seleção o mesmo desempenho que têm mostrado nos últimos jogos. Valdívia, inclusive, disse ao site da FIFA que sua seleção pode ser a surpresa do Mundial. Aos 26 anos, o capitão e camisa 10 do Al-Ain, dos Emirados Árabes, afirma ainda que seu desempenho na Copa pode levá-lo a um clube grande da Europa.

Já Suazo, que está no Zaragoza, da primeira divisão espanhola, foi artilheiro das últimas eliminatórias sul-americanas, com 10 gols, mas nunca teve grande destaque em jogos de seu time na Liga da Espanha. - Situação semelhante em seu país vive o jovem mexicano Giovani dos Santos, de 20 anos. O atacante foi “criado” no Barcelona desde os 13 anos, em projeto semelhante ao que foi feito com Messi. Lançado na categoria profissional em 2007, então com 18 anos, o mexicano decepcionou. Em 28 jogos marcou apenas três gols, e foi vendido para o Tottenham, da Inglaterra. Melhor jogador da Copa de Ouro da Concacaf, em 2009, segundo melhor jogador do Mundial Sub-17 em 2005 e terceiro melhor do mundial sub-20, em 2007, Giovani precisa mostrar ao mundo que pode tornar realidade tudo o que prometeu nas categorias de base.