sexta-feira, 12 de março de 2010

SELEÇÃO BRASILEIRA TERÁ 30 ATLETAS NA LISTA PARA A COPA DO MUNDO DA ÁFRICA DO SUL



Dunga técnico da seleção brasileira irá inovar nesta copa de 2010, querendo se vê livre das cobranças após a convocação definitiva dos atletas que irão à África do Sul. Além dos 23 jogadores que vai convocar, também apresentará uma lista suplementar com sete nomes, caso algum dos convocados venha a sofrer contusão e não possa jogar. O técnico terá dor de cabeça de quem irá convocar para substituir o jogador vetado.

A CBF já definiu a sua programação para a Copa de 2010. A convocação definitiva será na primeira quinzena de maio. No dia 22 do mesmo mês, a equipe vai se apresentar em Curitiba, onde ficará no Centro de Treinamento do Atlético-PR até o dia 26. No próprio dia 26, a delegação embarcará para Joanesburgo, para sua sede no Hotel Fairway. A seleção brasileira estreia na Copa, no dia 15 de junho, mas antes fará dois amistosos. Os adversários ainda estão indefinidos - mas provavelmente devem ser uma seleção européia e uma seleção africana.

MÉDICOS CONDENAM BEBIDA ALCOÓLICA, MAS REFORÇAM DECLARAÇÃO DE RICARDO TEIXEIRA


Depois que o vice de futebol Marcos Braz revelou a recaída de Adriano com o consumo exagerado de bebida alcoólica, duas declarações no mesmo dia reforçaram a polêmica e estenderam o tema para fora do universo do atacante do Flamengo.

José Luiz Runco, responsável pelo departamento médico do clube carioca e da seleção brasileira, deu a entender que o álcool faz parte do cotidiano do futebol e que não interfere no rendimento do atleta. Algumas horas depois, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, afirmou que só veria problema caso o jogador bebesse não apenas "uma cervejinha", mas um engradado. Médicos de três dos principais clubes brasileiros ressaltam que álcool e esporte de alto rendimento não combinam, mas admitem pequenas concessões no consumo, reforçando a frase de Ricardo Teixeira.

- Na Europa, é comum beber cerveja ou vinho no dia do jogo. É uma questão cultural. Lá, até médicos tomam uma taça de vinho e não deixam de operar por causa disso. Mas que fique claro que existe uma diferença entre uma taça e uma garrafa. Se o jogador quiser beber uma taça de vinho no almoço, com um jogo à noite, não vai ter problema algum. O problema é cultural. Como o brasileiro não está acostumado a isso, poderá ficar zonzo, por exemplo.

ATLETAS DE ESCÂNDALO DE DOPING TÊM PENA DIMINUÍDA, E TÉCNICOS PEGAM QUATRO ANOS


A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou nesta sexta-feira a punição dos representantes da Rede Atletismo em Presidente Prudente envolvidos no escândalo de doping, no ano passado, em Presidente Prudente (SP). Após julgamento, que acabou nesta madrugada, em Manaus, a Procuradoria da Comissão Disciplinar do STJD decidiu suspender os técnicos Jayme Netto e Inaldo Sena, que haviam assumido a participação no doping, por quatro anos. - Eu mantive a postura de não eximir minha parte na culpa, minha responsabilidade. Eu achei sensata a decisão. Diminuíram a pena dos meninos. No julgamento, entenderam que eles não tiveram dolo, culpa no ato – disse Jayme, em entrevista por telefone ao GLOBOESPORTE.COM.

Os cinco atletas que já cumpriam suspensão preventiva de dois anos – Bruno Lins Tenório de Barros, Jorge Célio da Rocha Sena, Josiane da Silva Tito, Luciana França e Lucimara Silvestre da Silva – tiveram a pena reduzida pela metade. Rodrigo Bargas e Evelyn dos Santos, que admitiram o uso dos medicamentos proibidos e foram suspensos preventivamente, foram liberados para voltar a competir. Jayme era treinador de Bruno Tenório, Jorge Célio Sena e Lucimara Silvestre. Os outros atletas eram treinados por Inaldo Sena. Como foi Jayme quem indicou Pedro Balikian, que receitou as doses de eritropoietina recombinante (EPO), ao cargo de fisiologista, ele assumiu toda a culpa.

O procurador da Comissão Disciplinar, Edson Rosas Júnior, e a Anad, Agência Nacional Antidoping da CBAt, informaram que vão recorrer da decisão junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva, assim que for publicado o acórdão com as decisões da Comissão Disciplinar. Ao plenário do STJD, será solicitado o banimento do esporte dos dois treinadores e a manutenção da suspensão para os atletas.
Fonte de Publicação: Globoesporte.com em 12.03.2010

OS AFRICANOS FAZ CAMPANHA PARA USAR CAMISA DOS BAFANA


O Esporte em especial o futebol é mesmo o meio que mais envolve todas as raças do mundo. Nele é buscada toda a socialização das pessoas. É extraordinário o que se vê nas ruas de Joanesburgo, a quantidade de sul-africanos com a camisa dos Bafana Bafana. Tudo isto por que o país é anfitrião da Copa do Mundo. Desde que o Comitê Organizador do Mundial lançou a campanha “FOOTBALL FRIDAY”, como forma de incentivar a população a usar camisas de times em apoio à primeira Copa em território africano. É assim toda sexta-feira. O uniforme preferido por lá, claro, é o dos Bafanas.

A febre também tomou contas das ruas de Joanesburgo. No moderno bairro de Sandton, onde as principais empresas do país estão situadas, mesmo os empresários de luxo trocaram o paletó pelo traje mais despojado. - Toda sexta saio de casa com esta camisa amarela. É a melhor forma de mostrar meu apoio à seleção e à Copa do Mundo – conta o entusiasmado motorista Thabo Sibhole.
Na manhã desta sexta-feira, uma multidão de sul-africanos caminhava juntos e uniformizados nas proximidades do Centro de Convenções do bairro. Parecia a entrada de um estádio em dia de jogo, mas era o primeiro dia do treinamento dos voluntários da Copa. - A organização pediu que viéssemos com a camisa dos Bafana. Para mim é um prazer. Escolhi ser voluntária, porque quero fazer parte desta Copa de alguma forma. Isso só acontece uma vez na vida e não poderia ficar de fora – conta a voluntária sul-africana Eunice Mapula Thema.

HEPTACAMPEÃO: SCHUMACHER DIZ QUE AINDA PRECISA SE REACOSTUMAR COM LONGOS TRECHOS


Michael Schumacher após três anos longe da Fórmula 1, foi para a pista do Bahrein nesta sexta-feira e fez seu primeiro treino livre no retorno à categoria. O talento continua lá, e o alemão ficou com o terceiro melhor tempo no acumulado do dia. Dentro da pista, no entanto, ele admite que ainda esteja longe do ritmo ideal.

- Nós trabalhamos muito bem nesta tarde, depois de termos alguns problemas com o balanço nesta manhã. O carro respondeu muito melhor na segunda sessão. Ainda estou um pouco enferrujado nas voltas rápidas e preciso voltar à rotina. Nos trechos longos, o carro foi bem e, assim que entrar no ritmo vai ser natural. Estou feliz com nosso trabalho e me sentindo pronto para o fim de semana - diz Schumacher.

KAKÁ ANALISA SEU MOMENTO NO REAL


Após a eliminação na Liga dos Campeões da Europa para o Lyon, Kaká recebeu a visita do repórter da TV Globo, Tino Marcos. O craque brasileiro e merenguense, falou sobre sua má fase no time espanhol, e analisou sua relação com o técnico chileno Manuel Pellegrini. Kaká vem recebendo críticas pela sua atuação com a cima do Real Madrid. O valor pago pela sua transferência do Milan para o time espanhol aumenta ainda mais a pressão sobre o craque. Mesmo assim, Kaká tenta explicar seu baixo rendimento em campo.

- No futebol as coisas mudam muito rápido. Se você joga bem em duas ou três partidas, tudo isso muda. Eu estou fazendo meu trabalho. Sei do esforço que tenho feito para as coisas voltar ao normal e, mais cedo ou mais tarde, isso vai acontecer - explicou.

A polêmica da substituição durante o empate com o Lyon também foi abordada por Tino. O jogador mostrou indignação após a troca e seu assessor de imprensa, Diogo Kotscho, ainda postou no Twitter uma reação, no mínimo, nada amistosa com Manuel Pellegrini, técnico do Real Madrid. - Não fiquei revoltado com a substituição. A minha indignação era com o final da Liga dos Campeões, ela estava acabando ali. Eu não poderia fazer mais nada para reverter essa situação. Eu sempre acredito que posso contribuir com a minha equipe de uma maneira positiva – afirmou Kaká.