quinta-feira, 18 de agosto de 2011

ASSEMBLEIA HOMENAGEIA OS 96 ANOS DO AMÉRICA FUTEBOL CLUBE





A Assembleia Legislativa promoveu na manhã desta quinta-feira, 18, a Sessão Solene em homenagem aos 96 anos do América Futebol Clube. A proposição foi do deputado, Hermano Morais (PMDB), que atualmente é presidente do clube. “O América tem uma longa e gloriosa história. E o nosso patrimônio é da sociedade deste Estado”, afirmou Hermano. O parlamentar também anunciou a construção de um estádio para abrigar os jogos do clube. “Até o fim do ano vamos lançar a pedra fundamental da Arena do Dragão”.

Na solenidade uma placa comemorativa foi entregue pelo ex-presidente do América, Jussiê Santos, a Cleanto Siqueria, neto do fundador do clube, Joaquim Siqueira. O discurso de agradecimento foi realizado por outro ex-presidente e o atual presidente do Conselho Deliberativo do América, José Rocha. “O América deixou de ser um clube de futebol, hoje é uma instituição esportiva e cultural do Rio Grande do Norte”, afirmou José Rocha. Na ocasião a direção do clube entregou títulos de sócio benemérito aos dirigentes: Ricardo Bezerra, Fernando Nesi, Eduardo Rocha, ao vice prefeito de Natal, Paulinho Freire e ao deputado Gustavo Carvalho (PSB).


Fonte: Assessoria de Imprensa AL/RN

PEC DA REELEIÇÃO NA ASSEMBLEIA PROVADA EM SEGUNDO TURNO

Com 21 votos a favor e apenas dois contra os deputados aprovaram nesta quinta feira, 18, em segunda e última votação, a emenda constitucional que permite a reeleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, numa mesma Legislatura.

Votaram a favor os deputados Getúlio Rêgo, Nelter Queiroz, Gustavo Carvalho, Gustavo Fernandes, Dibson Nasser, Ezequiel Ferreira, Gesane Marinho, Gilson Moura, Raimundo Fernandes, Márcia Maia, Laryssa Rosado, Tomba Farias, Hermano Morais, George Soares, Poti Júnior, Vivaldo Costa, José Dias, Fábio Dantas, Leonardo Nogueira, Ricardo Motta e Agnelo Alves.

Como no primeiro turno da votação, os votos contrários foram dos deputados Fernando Mineiro e Walter Alves. O ausente foi Antônio Jácome.

Logo após a votação foi realizada uma sessão solene para a promulgação da emenda ao texto constitucional. A emenda modifica o parágrafo 4º do artigo 42 da Constituição do Estado que passa a ter a seguinte redação: “A Assembleia Legislativa se reúne em sessão preparatória, a partir de 1º de fevereiro, no primeiro ano da Legislatura, para dar posse a seus membros e eleger a Mesa para mandato de dois (2) anos, vedada a reeleição para o mesmo cargo na Legislatura imediatamente subseqüente, e permitida dentro da mesma Legislatura”.


Fonte: Assessoria de Imprensa da AL/RN

SEMINÁRIO DISCUTE COMBATE E PREVENÇÃO ÀS DROGAS



O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, disse nesta quinta-feira(18), no Seminário Estadual de Combate e Prevenção às Drogas, que a Casa está à disposição para dar respaldo a iniciativas que visem o combate às drogas no Estado.

Nesse sentido, o presidente afirmou que vai acatar a sugestão do vice-governador Robinson Faria, presente ao evento, de criar uma lei de incentivo fiscal às empresas privadas que custeiem a recuperação de dependentes químicos. Ele mesmo vai apresentar o projeto de lei e tem certeza que será aprovado pelos colegas de parlamento.

O seminário aconteceu no plenarinho da Assembleia Legislativa em parceria com a Câmara dos Deputados, sob a coordenação do deputado federal Fábio Faria, que é Presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack e relator adjunto da Comissão de Políticas Públicas de Combate às Drogas.

Foram debatidas estratégias de prevenção, acolhimento, ressocialização e repressão às drogas. Para Fábio Faria, o Governo de Alagoas vem fazendo um excelente trabalho. O governador Teotônio Vilela implantou diversas clínicas voluntárias, todas ligadas em uma Rede Cristã. Segundo o deputado, as clínicas atendem cerca de mil usuários e tem conseguido reduzir o número de viciados e os índices de violência e criminalidade.

O deputado federal Romário, ex-jogador da seleção brasileira, disse que o esporte é uma das grandes ferramentas para deixar os jovens longe das drogas. “A minha experiência de vida foi o maior aprendizado. Infelizmente já perdi alguns amigos por causa das drogas. Eu tinha dois caminhos a escolher e graças a Deus segui o caminho certo, que foi o do esporte”, afirmou.

O deputado federal Henrique Eduardo Alves, que também participou do encontro, afirmou que vai agendar uma reunião com a presidente Dilma Rousseff para tratar sobre o assunto e vai pedir às emissoras de TV que façam uma campanha agressiva sobre as drogas.

Também participaram do evento os deputados federais Sandra Rosado e Paulo Wagner; deputados estaduais; o diretor do Denarc/SP, delegado Clemente Calvo Castilhone Júnior; o Secretário de Estado da Promoção da Paz de Alagoas, Jardel Aderico e representantes da Prefeitura de Natal, Ministério Público e diversas entidades ligadas ao tema.

Fonte: Assessoria de Comunicação AL/RN

Romário elogia ALRN por inclusão de jovens com Síndrome de Down


O deputado federal Romário, uma das vozes em defesa dos direitos das pessoas com deficiência na Câmara Federal, elogiou a iniciativa da Assembleia Legislativa de inclusão de jovens com Síndrome de Down no mercado de trabalho. Romário participa esteve na Assembleia, nesta quinta-feira, 18, para participar do Seminário da Comissão de Combate às Drogas da Câmara, uma ação do mandato do deputado federal Fábio Faria.
O deputado, ex-jogador de futebol e pai de uma menina com Síndrome de Down, Ivy, afirmou que o mais recente Censo do IBGE apontou que 25 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência e destacou a importância de os poderes públicos atuarem no sentido de garantir os direitos dessa significativa parcela da população. “Antes de vir para cá, eu já sabia dessa iniciativa da Assembleia Legislativa de inclusão de três jovens com Síndrome de Down. Quero parabenizar o presidente e entendo que ele deve ser repetido em outros estados”, disse o deputado federal Romário.
Ele recebeu do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, uma caixa contendo material da campanha publicitária da ação da Casa para inclusão dos jovens com Síndrome de Down – DVD, folder, camiseta e cópia do convênio firmado entre o legislativo potiguar e a Associação Síndrome de Down do Rio Grande do Norte.

APAE Parnamirim
Aproveitando a presença de Romário, o deputado Ricardo Motta entregou dois computadores para a APAE de Parnamirim. Estavam presentes a presidente da instituição, Oziene Maia, e Fábio que tem Síndrome de Down e porta-voz da APAE Parnamirim. “Fiquei muito feliz. Vim receber os computadores para a minha escola e ainda conheci Romário”, disse Fábio. Estavam presentes ainda o vice-governador Robinson Faria, os deputados federais Henrique Alves e Paulo Wagner, além da quase totalidade dos deputados estaduais.

Rádio Assembleia entrevista Mirabô Dantas

 
Esta semana o programa Rio Grande da Música traz a poesia e as histórias de Mirabô Dantas. Mirabô é natural de Areia Branca e, apesar de ter gravado apenas um EP lançado ainda na década de 70 e um CD em 2007, é atuante como compositor. Suas canções já foram gravadas por músicos consagrados como Elba Ramalho, Leci Brandão, Quinteto Violado e Fagner.

No programa dessa semana, Mirabô fala das canções gravadas no CD “Mares Potiguares” e do livro “Umas histórias, outras canções” onde escreveu sobre sua convivência com as grandes figuras da MPB . O músico e compositor falou ainda sobre seus novos projetos e sobre a pretensão de lançar um novo cd ainda este ano.

O programa Rio Grande da Música tem por objetivo divulgar e perpetuar os artistas e a qualidade musical do Rio Grande do Norte. A nova atração da Rádio Assembleia tem edição semanal, com estreias sempre às sextas-feiras, às 14h, reprises no sábado e domingo também às 14h, e na terça-feira ao meio-dia. Escute a Rádio Assembleia acessando o link no site da Assembleia Legislativa: http://www.al.rn.gov.br/assembleia/novo/index.asp.