terça-feira, 21 de junho de 2011

GOVERNO TERÁ DE SE ADEQUAR A PLANOS SALARIAIS APROVADOS POR ANTECESSORES

Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. A gestão da governadora Rosalba Ciarlini alegou a ilegalidade de 14 planos de cargos e salários aprovados na gestão Wilma/Iberê, mas não conseguiu um caminho viável para revisá-los, conforme sinalizou o chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes.

O governo terá de arrumar dinheiro para implementar os planos e ponto final. No máximo, a governadora Rosalba Ciarlini vai ganhar mais tempo para implantá-los. Mas não lhe sobra outra alternativa senão cumprir as leis aprovadas.

A estratégia de apontar a ilegalidade dos planos e forçar a revisão de cada um deles não deu em nada.

Nem os servidores aceitaram nova discussão sobre as conquistas, nem a Assembleia Legislativa assumiu sua cota de responsabilidade na votação de projetos a toque de caixa e com viés eleitoreiro.

Aliás, a governadora agiu rápido para abortar qualquer iniciativa de culpabilizar os deputados estaduais pela aprovação dos planos de cargos e salários, mesmo diante dos argumentos jurídicos e políticos de sua equipe técnica de que ocorreram vícios.

A culpabilidade da Assembleia Legislativa presidida pelo então deputado Robinson Faria ficou evidente nas palavras dos secretários Paulo de Tarso Fernandes e Obery Rodrigues (Planejamento), mas Rosalba decidiu evitar uma crise política com o aliado e atual vice-governador.

Segundo informações de bastidores da Governadoria, Robinson Faria se mostrou bastante irritado com a perspectiva de revisão dos planos sob o argumento de que eles foram aprovados às cegas e ao arrepio da lei, no caso, a Lei de Responsabilidade Fiscal.

E o incômodo não foi apenas de Robinson Faria, mas de uma boa parcela de deputados que dá sustentação política a Rosalba hoje.

A governadora achou melhor não mexer no vespeiro e determinou que a revisão fosse descartada para não gerar uma crise política de grande proporção na base aliada.

A tática de Robinson Faria foi a do avestruz: escondeu a cabeça no buraco e negou-se a dar declarações públicas sobre a culpa da Assembleia Legislativa na aprovação dos planos de cargos e salários sem amparo legal, como afirma o governo.

Os servidores estaduais em greve reagiram com força à ideia de revisão das leis aprovadas. Esta possibilidade está fora de cogitação, eles afirmam.

Do ponto de vista dos servidores, o problema reside na data. É na data. Eles querem saber apenas quando o governo terá dinheiro para atender os planos.

E a expectativa deles é legítima. Grande parte dos planos de cargos e salários foi discutida exaustivamente por anos. Alguns deles levaram décadas. Não será um desentendimento pontual e momentâneo dos políticos - hoje adversários e um dia alaidos - que vai colocar tudo a perder. Vai?


Fonte: Nomunito.com

FÁTIMA BEZERRA CONSIDERA INSENSATEZ A INTENÇÃO DO GOVERNO BARRAR PLANOS SALARIAIS


A deputada federal Fátima Bezerra (PT) fez os seguintes comentários sobre o cumprimento dos planos de cargos e salários no âmbito do governo estadual. As declarações foram feitas pelo Twitter:

- @Ddantas Seu comentario: Governo terá se adequar a planos setoriais aprovados/antecessores, muito lúcido!

- O Governo que se diz tão legalista, tem que fazer o dever de casa. Cumprir a Lei. Os planos são Direitos Conquistados.

Fátima Bezerra disse ainda que a intenção do governo barrar os planos da Justiça é uma insensatez:

- Querer anular a aprovação dos Planos, é de uma insensatez politica sem precedentes!.

A deputada do PT confirma o que eu disse hoje (21) cedo sobre a necessidade do governo se adequar aos planos aprovados:

- Os Servidores jamais cometeriam o suicídio de abrir mão dos Planos. São Direitos conquistados através de muita luta!


Fonte: Nomunito.com

IFRN CAMPUS DE SÃO GONÇALO INICIA ATIVIDADES ACADÊMICAS

Nesta segunda (20) o IFRN, Campus São Gonçalo do Amarante iniciou suas atividades acadêmicas com a oferta do curso de formação inicial e continuada – FIC de informática básica, onde mais de 300 alunos de São Gonçalo e região estão sendo atendidos. “Esses passam a serem os primeiros alunos a terem acentos nos registros acadêmicos do IFRN/SGA, hoje escrevemos mais um capítulo da História do Instituto que completa 102 anos em setembro próximo”, diz o Reitor, Belchior de Oliveira Rocha.
Em sua fala o Diretor Geral externou a satisfação de ter os alunos dando vida ao Campus São Gonçalo, “façam dessa escola a casa da educação, que os conhecimentos que aqui serão produzidos possam contribuir com o desenvolvimento do município, estado e da nação”, diz Carlos Guedes. Na oportunidade alunos foram homenageados com um boné personalizado do Campus.
“Nos próximos meses a oferta de cursos FIC será ampliada para atender a demanda que sempre nos procuram”, destaca Fernando Freire, Coordenador de Extensão do Campos. Já os cursos técnicos começarão em agosto com início das turmas de Redes de Computadores.

A CCJ DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RN APROVA REELEIÇÃO DA CASA


Tanto trabalho que a Assembleia Legislativa do RN teve no ano passado para acabar com a reeleição da mesa diretora, projeto esse do Deputado José Dias. Mais tudo agora pode ser mudado entre os pares da casa. Segundo o blog da Anna Ruth os Deputados Estsdual José Dias e Fernando Mineiro fizeram várias criticas se a reeleição para mesa diretora da casa voltasse.

Veja trecho da matéria publicado no blog de Anna Ruth em 24 de maio de 2011 - “É uma coisa tão absurda que eu não acredito. O próprio presidente (Ricardo Motta) não patrocina isso em hipótese alguma. Isso foi coisa do passado. Não vejo razão para isso (a reeleição) prosperar. A assembleia (ao aprovar o projeto) deu um passo democratizante abrindo oportunidade para os 24 deputados se revezarem e tenho a maior confiança de que o presidente (Ricardo Motta) será o primeiro defensor disso”, disse o deputado José Dias.

O deputado Fernando Mineiro (PT) afirmou que é contrário ao projeto. “Sou contrário. Um projeto desses seria um retrocesso. É preciso que a gente leve a sério o que aprovamos que foi o fim da reeleição”, destacou o petista.

Já em 08 de junho do corrente ano começou as movimentações para o projeto de reeleição voltar a ser discutido entre os deputados. Segundo o Blog de Ana Ruth publicou que a proposta tem pelo menos 16 votos, e o atual Presidente Ricardo Motta já tem continuidade garantida, acho que os demais componentes da mesa também teram acento garantido.

E hoje foi aprovada pela CCJ da Assembleia a reeleição para Mesa Diretora. O projeto foi aprovado pela Comissão de Constituição Justiça e Redação Final, na manhã desta terça-feira (21.06).

Com isso o projeto carimba a permanência do Presidente Ricardo Motta como presidente da casa para o biênio de 2013/2014. O Deputado do PT Fernando Mineiro foi o único que votou contrário ao projeto.

GANSO REVIVE HISTÓRIA DO MAIS FAMOSO CAMISA 10 DO MUNDO



Nesta quarta-feira (22.06), quando o camisa 10 santista Paulo Henrique Ganso pisar no gramado do Pacaembu, para o segundo jogo da decisão da Libertadores da América, entre Santos e Peñarol, a história do futebol registrará uma feliz coincidência. Uma daquelas voltas do destino que alimentam superstições e aguçam a imaginação do torcedor.

O camisa 10 santista estará de volta após um longo afastamento por lesão. Ganso terá corrido contra o tempo, desafiado prognósticos, tudo para participar da partida decisiva contra o Peñarol. Tudo para dar ao Santos o título de melhor time da América.

Assim como aconteceu com Ganso nas últimas semanas, Pelé viveu um drama na primeira decisão de Libertadores da qual o Santos participou, em 1962. O rival também era o Peñarol. E Pelé perdeu não apenas uma, mas duas partidas da finalíssima.

O Rei havia lesionado a virilha no dia 2 de junho, durante a segunda partida da seleção brasileira na Copa do Mundo, diante da Checoslováquia. Machucado durante todo o Mundial, ele assistiu do banco à conquista do bi. E, quando voltou ao Santos, deu início ao tratamento para retornar a tempo de disputar os duelos decisivos da Libertadores.

No primeiro jogo, em 28 de julho, Pelé não tinha a menor chance de ir a campo. Mas o Santos venceu o Peñarol por 2 a 1 em pleno Estádio Centenário, com dois gols de Coutinho. A presença de Pelé na segunda partida foi incerta até as vésperas do duelo, no dia 2 de agosto. O camisa 10 não pôde ir a campo. Era, possivelmente, o último jogo da competição. O Rei não apareceria nem mesmo na foto do time campeão.

Mas quis o destino que Pelé tivesse um papel fundamental naquele título. Bastava ao Santos um empate na Vila Belmiro. Porém, o Peñarol acabou vencendo por 3 a 2, forçando um terceiro confronto, desta vez em campo neutro, dali a quase um mês.

Era o tempo que Pelé precisava para se recuperar. Enquanto as duas equipes esperavam pelo dia 30 de agosto, data da finalíssima, Pelé voltava a brilhar. O camisa 10 voltou ao time no dia 5, marcando um dos gols da vitória por 2 a 0 sobre a Prudentina. Depois, ainda participaria de vários jogos sobre o Juventus, Palmeiras, Jabaquara e Guarani - marcando sete gols.
Pelé chegou ao terceiro jogo da final já em forma, com ritmo de jogo e com sede de vingar a polêmica derrota na Vila Belmiro. Não deu outra: com dois gols do Rei, o peixe venceu por 3 a 0, conquistando a América pela primeira vez.

Nesta quarta-feira, Ganso voltará aos gramados após quase um mês e meio afastado. Ele sofreu uma lesão muscular na coxa direitsa no dia 8 de maio, contra o Corinthians, pela decisão do Campeonato Paulista. O novo 10 santista ainda deverá sentir o ritmo da partida, uma das consequências do afastamento. Mas está liberado pelo departamento médico para jogar durante todo o jogo.

Ganso não é Pelé. Mas, durante a ausência de seu principal articulador de jogadas, o clube da Vila Belmiro não encontrou um substituto à altura. E, como há 49 anos, o Santos pode ter o camisa 10 como principal arma para o jogo do título.