terça-feira, 6 de setembro de 2011

JOEL CHEGA AO BAHIA DIZENDO: 'SÓ TRABALHO EM TIME GRANDE'

Ele chegou. 12 anos depois, Joel Natalino Santana está de volta ao Bahia. Muita coisa mudou desde a sua última passagem. Na chegada, o treinador não escondeu a surpresa. Recepção de pop star. Acompanhado pelo presidente do clube, Marcelo Guimarães Filho, não lembrava mais dos caminhos. - Ah, no meu tempo não tinha isso aqui, não - disse Joel, referindo-se à sala de imprensa.

Abarrotada como nunca, a sala teve cada metro disputado como território privilegiado. Sem ligar para polêmicas, Papai Joel abriu o coração. Em certo momento, mostrou arrependimento pela chegada tardia. Lembrou os tempos felizes no Tricolor baiano, as férias na Boa Terra. Fez um apanhado da carreira e pediu um pacto entre time e torcida. E voltou a colocar na pauta o projeto “Voos Altos”.

- Para mim, é um dia muito especial. Minha vida começou aqui, em 1994. Depois voltei em 1999 e sempre conquistei objetivos. As coisas aqui mudaram, estão diferentes, mais organizadas, mostram que o Bahia cresceu. A estrutura está digna de um time desse tamanho, com essa torcida imensa. O tempo é curto, como a vida, como o futebol. Quase voltei em outras oportunidades, andei muito por aí. Mas não foi por acaso essa minha volta. Estava escrito. Era para ser feita no começo do ano. Fui muito feliz aqui. E agora não pode ser diferente.

- A torcida está cobrando e eu costumo dizer que, quando o torcedor cobra, é porque ele tem razão. Eu conversei com os jogadores antes do jogo contra o Flamengo e eles tiveram uma atuação de gala. Eu sofri muito assistindo ao jogo. Eu estava na minha, quieto, e o presidente me ligando, dizendo “vamos lá, vamos lá”. E eu disse: “Agora eu vou”. E como é difícil acompanhar longe do campo!

Por fim, Joel tratou de relembrar a grandeza do Bahia. - O Bahia é o Bahia. Campeão brasileiro e maior do que qualquer coisa que a gente possa falar. Para encerrar de vez a discussão sobre o episódio, Joel foi categórico: - Só trabalho em time campeão. Só trabalho em time grande.