sexta-feira, 12 de março de 2010

OS AFRICANOS FAZ CAMPANHA PARA USAR CAMISA DOS BAFANA


O Esporte em especial o futebol é mesmo o meio que mais envolve todas as raças do mundo. Nele é buscada toda a socialização das pessoas. É extraordinário o que se vê nas ruas de Joanesburgo, a quantidade de sul-africanos com a camisa dos Bafana Bafana. Tudo isto por que o país é anfitrião da Copa do Mundo. Desde que o Comitê Organizador do Mundial lançou a campanha “FOOTBALL FRIDAY”, como forma de incentivar a população a usar camisas de times em apoio à primeira Copa em território africano. É assim toda sexta-feira. O uniforme preferido por lá, claro, é o dos Bafanas.

A febre também tomou contas das ruas de Joanesburgo. No moderno bairro de Sandton, onde as principais empresas do país estão situadas, mesmo os empresários de luxo trocaram o paletó pelo traje mais despojado. - Toda sexta saio de casa com esta camisa amarela. É a melhor forma de mostrar meu apoio à seleção e à Copa do Mundo – conta o entusiasmado motorista Thabo Sibhole.
Na manhã desta sexta-feira, uma multidão de sul-africanos caminhava juntos e uniformizados nas proximidades do Centro de Convenções do bairro. Parecia a entrada de um estádio em dia de jogo, mas era o primeiro dia do treinamento dos voluntários da Copa. - A organização pediu que viéssemos com a camisa dos Bafana. Para mim é um prazer. Escolhi ser voluntária, porque quero fazer parte desta Copa de alguma forma. Isso só acontece uma vez na vida e não poderia ficar de fora – conta a voluntária sul-africana Eunice Mapula Thema.