sábado, 17 de outubro de 2009

RICARDO TEIXEIRA: 'SELEÇÃO QUE DISPUTARÁ A COPA SERÁ A MAIS FECHADA DA HISTÓRIA'


Os ecos da excessiva liberdade em Weggis, Suíça, local da preparação para a Copa do Mundo de 2006, apontada como a grande responsável pelo fracasso na Alemanha, serão definitivamente abafados na África, em 2010. É o que promete o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, afirmando sem meias-palavras ao jornal "O Globo" que a seleção ficará confinada e os jornalistas terão muito pouca facilidade para trabalhar antes e durante o Mundial da África do Sul.

- Podem ter certeza que a seleção que disputará a Copa no ano que vem será a mais fechada da história do nosso futebol. A imprensa terá muito menos liberdade para trabalhar. E não tem nada a ver com a África do Sul. Em Weggis, a liberdade foi total e todo mundo reclamou da bagunça. Então vamos fazer diferente desta vez - disse o dirigente. Ricardo Teixeira afirma na longa entrevista que a CBF recebeu várias propostas de países africanos e que no próximo dia 30 será decidido o local da preparação final para a Copa do ano que vem. Ela será fora do Brasil, em um local frio e com altitude parecida com à do país do Mundial.

- Mas os jogadores terão de se apresentar no Brasil, onde serão realizados os exames médicos – afirmou. Se o acesso ao trabalho da seleção será blindado, ao mesmo tempo Teixeira promete transparência total nas informações. - Jogador que se apresentar dez, doze quilos acima do peso terá sérios problemas. Alguém acha que um jogador pode perder dez quilos em dez dias e disputar uma competição tão difícil como a Copa? Quem se apresentar fora de forma terá problemas e acabará desconvocado.

O dirigente acrescentou em alusão a notícias relacionadas a ele em colunas sociais, que não tem amigos e que não comenta sobre seleção nem com a sua mulher. Ricardo Teixeira explicou também por que escolheu Dunga para técnico da seleção, pouco tempo depois da eliminação pela França em 2006. - Não estava à procura apenas de um treinador. Queria alguém que fosse mais disciplinador, que mudasse o espírito da seleção. Nestes anos todos na CBF, aprendi que não se ganha Copa do Mundo só com um bom time.
Fonte de Publicação: GLOBOESPORTE.COM em 17/10/09.