sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

TAÇA DA COPA DO NORDESTE 2013 PASSOU POR NATAL



Esteve em Natal a Taça da Copa do Nordeste 2013, ela é formada por sete arcos dourados, representado os sete estados da região com equipes na Copa do Nordeste. Foi inspirado no troféu da Champions League, a taça já passou por Salvador, Aracaju, Itabaiana, Maceió, Recife e Campina Grande. Nesta sexta-feira ele segue para Fortaleza, onde fica até o sábado, dia da abertura da competição, com o jogo Ceará x ABC, no Estádio Presidente Vargas.

A primeira edição da Copa do Nordeste foi realizada em 1976. O torneio só voltou a ser disputado em 1994, e depois ocorreu anualmente de 1997 a 2003. Após uma pausa de seis anos, a competição retornou em 2010, quando foi disputada pela última vez. Com a chancela da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Nordestão volta em 2013 e está garantido até 2022.

Apenas quatro clubes da região tiveram a honra de erguer a taça de campeão do Nordeste. O Vitória é pentacampeão, enquanto o arquirrival Bahia e o rubro-negro pernambucano Sport têm dois títulos cada. O América-RN foi campeão uma única vez, em 1998.


Campeões do Nordeste em 1998, pelo América-RN, os ex-jogadores Moura, Carioca e Carlos Mota prestigiaram a exposição. Principal destaque do alvirrubro na década de 90, Moura relembrou a conquista do principal título da história do clube. - É impossível esquecer a campanha que fizemos em 98. Enfrentamos as principais equipes da região, e conseguimos superar todas elas. Na decisão, batemos o Vitória no antigo Machadão (em Natal), e ficamos com o título. Como não posso mais entrar em campo, ficarei na torcida para que o América-RN leve o bi em 2013 - disse ao GLOBOESPORTE.COM.

Principal rival do América-RN, o ABC também sonha erguer a taça de campeão do Nordeste. Na última edição do torneio, em 2010, o alvinegro "bateu na trave", e ficou com o vice-campeonato, perdendo para o Vitória na grande decisão. O presidente Rubens Guilherme também visitou a exposição da taça. Na oportunidade, ele falou que acredita ter formado um elenco competitivo para 2013, e promete fazer uma grande festa caso o - Montamos um time forte, e vamos brigar pelo título sim. Queremos essa taça como ninguém, e prometo fazer Natal parar se o ABC for campeão. A festa será grande - afirmou.