quarta-feira, 19 de agosto de 2009

ESPORTES – COM OLHO NA COPA DE 2014, ARENA TERÁ LICENÇA AMBIENTAL


O Conselho Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Complan) conheceu ontem o relatório que trata dos impactos ambientais para Natal na Copa de 2014. O documento com cerca de 700 páginas foi apresentado pelo engenheiro Leonardo Tinoco e será usado como instrumento para se conceder a licença ambiental prévia. Foram detectados pelo estudo realizado pela Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar (Fundep) 96 impactos ambientais e urbanísticos, sendo 48 positivos e 48 negativos para a cidade.



Um dos impactos negativos levantados pelo estudo e que gerou questionamento dos conselheiros diz respeito à drenagem e saneamento da área destinada ao Complexo do Estádio das Dunas. O relatório da Fundep aponta as soluções práticas para o problema, como a construção de estações de tratamento e galerias de drenagem saindo do complexo indo até o rio Potengi.



A problemática do trânsito e o aumento do comércio informal nas imediações do complexo das Dunas também foram apontados como impactos negativos para Natal.Já em relação aos impactos positivos, Leonardo Tinoco destaca a própria construção do novo estádio em substituição ao Machadão como algo bom para a cidade. "Em termos de impacto ambiental, é uma grande vantagem a substituição do Machadão pelo Estádio das Dunas, tanto do ponto de vista dos ganhos com o novo equipamento,quando pela troca, sem prejuízos para o meio ambiente", explica.


A divulgação de todos os impactos será realizada pela prefeitura do Natal após a análise e votação do Complam, o que está marcado para acontecer no próximo dia 25. Para concluir o relatório em pouco mais de 30 dias, a Fundep montou uma equipe com 25 coordenadores e dezenas de engenheiros e arquitetos. O estudo custou cerca de R$ 620 mil e será detalhado pelos membros do Complan até a próxima terça-feira, dia 25, quando o projeto será aprovado ou não pelo Conselho. Depois disso, a Semurb terá até dia 31 para conceder a licença ambiental prévia e apresentar à Fifa.