quarta-feira, 8 de junho de 2011

SECRETÁRIO GARANTE QUE GOVERNO CUMPRIRÁ CRONOGRAMA PARA NATAL SEDIAR A COPA 2014



Demétrio Torres, secretário especial da Copa, assegurou que o Governo do RN cumprirá todos os prazos que lhe competem no cronograma de obras de mobilidade para a Copa 2014. Ele esteve na Assembleia Legislativa para prestar esclarecimentos aos deputados acerca do assunto, na sessão plenária de ontem (07.06).

Afirmou que a demolição do estádio Machadão começará no próximo dia 15 de julho e será em parte por implosão e parte por demolição mecânica. Já o estádio do Machadinho será por implosão mecânica. Diante dos questionamentos de alguns parlamentares quanto à possibilidade de Natal ser preterida pela FIFA, Demétrio descartou esta hipótese e afirmou que a cidade hoje se encontra numa situação privilegiada com relação aos problemas de ordem legal e às outras cidades-sede: “É uma das poucas sedes que resolveu todos os problemas junto ao Tribunal de Contas da União, Ministério Público Federal, MPE e Controladoria Geral da União”, disse.

Demétrio Torres também disse que apesar de outras cidades já terem iniciado as obras, algumas estão com problemas junto ao Ministério Público. Garantiu que as obras que o governo irá realizar – a ampliação da Prudente de Morais, a adequação da Avenida Engenheiro Roberto Freire e o acesso ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante – estarão concluídas dentro do prazo, algumas com uma “Folga razoável”.

Com relação ao prolongamento da Prudente de Morais, o secretário disse que sua conclusão será antecipada em mais de um ano e meio, bem o como o acesso ao aeroporto. A obra que vai demorar mais será a das intervenções na Avenida Engenheiro Roberto freire. O governo fará investimentos da ordem de R$ 300 milhões em todas as obras.

Na sua avaliação, apesar da grandiosidade e requinte do futuro estádio, sua execução será simples, por boa parte ser de pré-moldados. Durante sua explanação, os deputados Gustavo Carvalho (PSB), Márcia Maia (PSB), Nelter Queiroz (PMDB) e Agnelo Alves (PDT) fizeram questionamentos acerca dos prazos a serem cumpridos.

A deputada Márcia Maia alertou para que as obras que o RN irá executar não sejam apenas de concreto, mas tenham um alcance social, pelo forte apelo turístico que Natal historicamente possui. A parlamentar recentemente promoveu uma audiência pública para tratar sobre as políticas públicas de proteção contra a exploração infantil durante o evento mundial.

Gustavo Carvalho sugeriu que o governo adote uma estratégia de comunicação que dê a Natal o ar de irreversibilidade para sediar o evento. Ao final, o secretário disse que o contato do governo com a FIFA é feito de forma permanente, diária e sistemática. “Todas as cidades tem problemas e se não existir um esforço concentrado, correm risco de não ter a conclusão das obras. Mas é importante dizer que não vai mudar nenhuma cidade sede, vão permanecer estas” finalizou.



Fonte: Assessoria de Comunicação Social da ALRN