sábado, 27 de agosto de 2011

SESSÃO SOLENE LEMBRA OS 25 ANOS DO FALECIMENTO DE CÂMARA CASCUDO



A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou nesta sexta-feira (26.08), Sessão Solene em alusão aos 25 anos de falecimento de Luis da Câmara Cascudo. O deputado Walter Alves (PMDB) foi o propositor da solenidade que reuniu ex-alunos, amigos e familiares do escritor potiguar. “Hoje fazemos uma homenagem a cultural do RN. Ninguém simboliza tanto a cultura do nosso Estado quanto o professor, jornalista, historiador Luís da Câmara Cascudo”, disse o parlamentar.

O ilustre potiguar em vida concedeu sua casa para ser a sede da Academia Norte-Riograndense de Letras. Onte o amigo e atual presidente da instituição, Diógenes da Cunha Lima, falou da relação com Câmara Cascudo. “A Assembleia exercita a arte de agradecer. Cascudo foi deputado estadual por três dias, quando veio à revolução e tirou ele daqui. Hoje a Casa do Povo comemora a homem que foi o arquiteto da alma nacional”. Diógenes da Cunha Lima ainda fez questão de lembrar como o seu pai o preparou para chegar ao Estado: “Meu filho, no Rio Grande do Norte tem um rio chamado Câmara Cascudo, o resto é riacho”.

Na Sessão Solene, o jornalista e professor Vicente Serejo, leu o texto sobre o homenageado que entrou para os anais do Senado Federal. O texto destaca que “Câmara Cascudo foi um dos grandes descobridores do Brasil, junto com Sérgio Buarque de Holanda e Gilberto Freire”. A filha de Cascudo, Ana Maria Cascudo, agradeceu a Assembleia pela homenagem. “Ele dedicou a vida aos estudos do Brasil em 233 obras. Foi o maior embaixador da cultura brasileira”, disse Ana Maria Cascudo.


Fonte: Assessoria de Imprensa AL/RN

TITE DEFINE EQUIPE E ESCALA EMERSON NO TRIO DE ATAQUE


O Corinthians está praticamente defino para o clássico diante do Palmeiras, neste domingo, às 16h (de Brasília), no estádio Prudentão, em Presidente Prudente. No treino fechado da manhã deste sábado, o técnico Tite fez um trabalho tático e escalou a equipe com três atacantes. Uma das novidades é a presença de Emerson ao lado de Jorge Henrique e Liedson. Para escalar o Timão dessa maneira (4-3-3), o comandante alvinegro sacou o meia Alex.

Outra modificação deve ficar na lateral direita. Alessandro, que estava com um problema na coxa, cede lugar para o zagueiro Wallace, que será improvisado na posição. A boa notícia fica por conta do retorno de Ramon à lateral esquerda. O jogador está recuperado de uma lesão muscular na coxa direita e foi confirmado na equipe.

SILAS TAMBÉM VIROU “NATALINO” NO QATAR

Nascido em 25 de dezembro de 1948, Joel Santana ganhou o sobrenome Natalino como homenagem ao Natal. Agora no Qatar, Silas também virou “Natalino”: o treinador do Al Arabi comemorou seu 46º aniversário neste sábado (27 de agosto) e acordou com telefonemas de “Feliz Natal”.

- Estamos em um período de muita festa para o povo daqui. É considerada uma “época de Natal”, porque se comemora a passagem do ano para eles no fim deste mês. A data de hoje é a que celebra a primeira revelação do Alcorão. Quando deu meia-noite, recebi uma ligação de uma pessoa ligada ao clube que me desejou feliz aniversário e Feliz Natal. Ainda são mais três ou quatro dias de jejum por ser o mês do Ramadã. Só depois disso é que o novo ano se inicia – contou Silas.

Na última quarta, o Al Arabi conquistou o título da Copa do Sheik Jasim com dois gols do atacante Wanderley, ex-Flamengo (lembre aqui). Pelo calendário islâmico, o mês é do Ramadã e o ano vigente é 1429, com “reveillón” no fim deste mês (dia 30 ou dia 31, dependendo da lua). A primeira revelação do Alcorão foi feita por Maomé depois que ele foi pra Jerusalém e em seguida subiu aos céus para falar com Deus. Foi a partir desse momento que se iniciou o calendário islâmico.

Fonte: globo.com

FÓRMULA 1 - VETTEL BATE HAMILTON NA BÉLGICA E FAZ SUA NONA POLE DE 2011

O treino começou com chuva, mas a pista secou na última parte (Q3). E como era de se esperar, a emoção apareceu. Com pneus slick, uma volta fantástica de Lewis Hamilton a poucos segundos do fim parecia que ia lhe dar a pole position. Ledo engano. Poucos instantes depois, Sebastian Vettel colocou ordem na casa, com 1m48s298, e vai largar na frente pela nona vez no ano, desta vez no GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps. O inglês da McLaren teve de se contentar, mais uma vez, com a segunda posição, meio segundo atrás. O aniversariante Mark Webber ficou em terceiro, mais de um segundo atrás do companheiro.

Um dos destaques do treino classificatório foi o desempenho de Bruno Senna. Mesmo apenas em sua primeira corrida com a Renault-Lotus, o brasileiro fez bonito e andou bem em todas as partes da sessão. Ele vai largar na sétima posição do grid, à frente de Fernando Alonso, da Ferrari, apenas o oitavo. A largada do GP da Bélgica está marcada para as 9h (de Brasília) com transmissão ao vivo da Rede Globo e, em Tempo Real, do GLOBOESPORTE.COM.

JOSÉ MOURINHO DIZ QUE CONTA COM KAKÁ, NO REAL

O técnico José Mourinho afirmou neste sábado que Kaká continua em seus planos no Real Madrid, mesmo com várias especulações sobre o destino do brasileiro na temporada 2011/2012. O português afirmou que o camisa 8 está relacionado para a estreia do time no Campeonato Espanhol domingo, contra o Zaragoza, mas que ficará no banco de reservas.

Nos últimos dias, a imprensa espanhola divulgou o interesse de Inter de Milão, Milan, Arsenal e Paris Saint-Germain na contratação de Kaká, que tem tido pouco espaço no Real desde a chegada de Mourinho. O futuro do meia tem que ser decidido até quinta-feira, dia do fechamento da janela de transferências.

- Kaká é meu jogador. Trabalhou muito bem desde o primeiro dia, não perdeu um treino e por opção minha jogou poucos partidas oficiais, mas muito nos outros jogos da pré-temporada. Ele está convocado para Zaragoza, como profissional bom que é, mas ficará no banco. Não é novidade que Özil jogará, mas estou feliz de olhar para o lado e ter um jogador como ele - disse o treinador.