sábado, 30 de janeiro de 2010

BUSCA POR TELÊ SANTANA MOVE DOCUMENTÁRIO


Em 1993 e 1994, tempos em que o São Paulo tinha se consolidado como uma máquina futebolística e Telê Santana, ocupava o posto de principal técnico do futebol brasileiro, Rubens Rewald e Tales Ab’Saber resolveram buscar o comandante são-paulino para fazer um filme.

Telê não respondeu e o filme não aconteceu. Quinze anos depois, o hoje cineasta e professor, ao lado de seu amigo psicanalista, descobriram que, mesmo sem o depoimento do personagem principal, havia uma maneira de chegarem ao cinema. Conseguiram com Esperando Telê, exibido na sexta-feira (29/01), na seleção Aurora da Mostra de Tiradentes.

É um filme fora do comum, mas não digo isso com juízo de valor (para o bem e para o mal), e sim como constatação. Mesmo tendo Telê como seu personagem principal, dá-se o direito de abrir imensos parênteses para falar de Pelé e traz planos longos que mostram anônimos jogando futebol de areia.

Esperando Telê nos ganha por causa de quem os conduz. Rewald e Ab’Saber carregam uma aura de perdedores que nunca vão chegar ao objeto desejado. Vão, uma, duas dez, quinze vezes ao CT do São Paulo sem serem recebidos. Tentam marcar entrevista, mas não conseguem. Estão sempre nas bordas de Telê, sem passar para o lado de dentro.

Tudo isso é muito divertido porque o filme é permeado desse espírito “nóis trupica, mas não cai”. São momentos de boa comédia que, passados quinze anos de quando as imagens foram captadas, os diretores parecem dar boas gargalhadas de como tentaram fazer um filme à época.

Enquanto esperam por Telê, contextualizam o momento do futebol com a final do Paulista entre Corinthians e Palmeiras, a classificação do Brasil para a Copa de 1994 com o 2 a 0 sobre o Uruguai e com a participação de torcedores em volta de estádios, nas barbearias, seguindo a filosofia futebol na boca do povo.

É difícil antecipar Esperando Telê. Quando achamos que vai ficar em imagens chatas do futebol na rua, pula para o Telê. Depois, para Pelé. Depois, para os cineastas na sua busca, depois para o que o povo acha... Um divertido filme sobre um personagem, futebol e, no meio disso, duas pessoas tentando fazer um documentário.

MUSAS DO CARNAVAL CARIOCA ENTRARAM EM DEFESA POR PERMANÊNCIA DE RAINHA MIRIM DA VIRADOURO


Após a Viradouro ser notificada pelo CEDAC (Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro), que quer explicações sobre o fato de Júlia Lira - filha do presidente da agremiação, Marco Lira - vir à frente dos ritmistas da escola, as rainhas de bateria do Grupo Especial saíram em defesa da pequena foliã.

Raíssa Oliveira, rainha da Beija-Flor desde os 12 anos, é uma das que torce pela permanência da colega da vermelha-e-branca. Ela lembra com humor sua estreia tumultuada na Marquês de Sapucaí. Gerei o mesmo rebuliço na época e continuo no posto há sete anos. Lembro que minha mãe tinha que pedir autorização para tudo, um exagero.
Renata Santos, rainha da Mangueira, engrossa o coro de beldades que torcem por Júlia. Para a morena, a escolha da menina foi uma inovação e não requer tantas preocupações.
- Ela tem o consentimento dos pais que é o mais importante. Eles irão acompanhar o desfile de perto e ficarão de olho nela. Acho bacana ela crescer na escola. Será uma inovação para o carnaval trazer uma rainha mirim à frente da bateria.

Rainha de bateria do Salgueiro, Viviane Araújo, achou a "ideia original", mas faz ressalvas ao figurino que a menina usará no dia do desfile e afirma não saber se Júlia aguentará tanta exposição.

ANA HICKMANN DEIXA AS LONGAS E BELAS PERNAS À MOSTRA EM HELIPONTO DO RIO




Com um minivestido tomara-que-caia floral, a apresentadora Ana Hickmann atraiu as atenções no heliponto da Lagoa, no Rio, na manhã deste sábado, 30. A loira deixou as longas e belas pernas à mostra antes de embarcar rumo a Angra dos Reis ao lado de amigos como Jayder Soares, presidente de honra da escola de samba Grande Rio.

TORCEDORES E TREINADOR PARTICIPAM DE MISSA PELA RECUPERAÇÃO DE CABAÑAS




Torcedores da seleção paraguaia participaram neste sábado de uma missa em apoio ao atacante Salvador Cabañas, que luta para se recuperar de um tiro que recebeu na cabeça, no início desta semana. O evento foi realizado em Ypané, cidade que fica a 35 quilômetros de Assunção, capital do Paraguai.

O técnico da seleção do Paraguai, Gerardo Martino (centro) acompanhou a missa ao lado de centenas de torcedores. A emoção tomou conta das pessoas, que oraram pela recuperação do artilheiro.

RICARDO GOMES DESISTE DE OSCAR: 'NÃO ESPERO MAIS NADA. ELE QUIS ASSIM'


A relação de Oscar com o São Paulo está mais do que desgastada. O jogador, que já declarou estar treinando por obrigação, ainda não conseguiu se livrar judicialmente do clube, mas audiência que define a situação está marcada para dia 12 de abril. O técnico Ricardo Gomes lamentou a atitude de Oscar e disse que perdeu as esperanças de contar com o jovem.

- Não espero mais nada dele. Pelo que tem acontecido não conto mais com ele. Ele vem para os treinos, mas não participa da série dos que serão relacionados. Agora é um problema apenas da diretoria. Ele quis assim, não posso fazer mais nada.

Apesar do garoto estar fora dos planos, o treinador admitiu um certo incômodo com a indefinição do caso, pois sabe que Oscar está entre os outros jogadores sem vontade. Ricardo Gomes reforçou a ideia de que a FIFA poderia intervir para que os clubes não sejam reféns de situações como essas.

- Sabemos o quanto esses meninos são influenciados. Se eu o obrigasse a jogar, criaria um problema para o grupo. Treinar não tem problema, já que ele não interfere na preparação de um jogo. Mas é claro que isso é uma pena, é algo muito chato. Já falei muitas vezes. A FIFA tem que dar uma força, pegar essa legislação e ajudar ao clube que investe nos jogadores, não aos empresários. Um clube não pode ficar prisioneiro disso.

Entenda o caso
Oscar tenta judicialmente se livrar do contrato que o prende ao São Paulo até dezembro de 2012. O seu advogado, André Ribeiro, está estudando qual medida tomar. Ele, a princípio, quer antecipar a audiência de conciliação, que está marcada para o dia 15 de abril. Mas não está descartada a possibilidade de uma ação na FIFA contra o clube do Morumbi.

Oscar entrou na Justiça contra o time do Morumbi no dia 18 de dezembro do ano passado. Ele alegou que, quando tinha 16 anos, foi coagido pelo São Paulo a assinar um contrato com validade de três anos, o que é proibido pela FIFA. O atleta ainda reclamou de estar com os salários e FGTS atrasados desde setembro de 2008.

Em primeira instância, o jogador foi vitorioso e conquistou a liminar que o tornava dono dos próprios direitos federativos Menos de uma semana após, o São Paulo conseguiu cassar essa liminar, o que fez com o que contrato do atleta, que acaba em dezembro de 2012, voltasse a ter validade.


Fonte de Publicação: Globoesporte.com

ROBINHO CHEGA AO BRASIL E DESPISTA IMPRENSA E TORCEDORES QUE ESTAVAM ORGANIZANDO UMA GRANDE FESTA


O craque das peladas “Robinho” já está em terras brasileiras. O jogador desembarcou neste sábado, às 8h50m, no Aeroporto de Guarulhos, despistando toda a imprensa futebolista brasileira. Robinho será apresentado oficialmente nesta segunda-feira, ao meio-dia, na Vila Belmiro. O clube prepara uma festa para a volta do Rei das Pedaladas, com direito a show da banda de rock santista Charlie Brown Jr. À tarde, ele já treina no CT Rei Pelé.

A ideia foi garantir ao jogador uma chegada tranquila, já que imprensa e torcedores estavam se programando para recepcioná-lo na segunda pela manhã. Deu certo. Há a possibilidade de Robinho ir à Vila Belmiro para assistir ao confronto contra o Oeste, às 19h30m (horário de Brasília). Robinho acertou com Santos F. C., um contrato de seis meses, mais pelo visto de tantas manobras o craque deve ficar toda a temporada de 2010.

TIAGO COLHE OS FRUTOS DA PERSISTÊNCIA, TROCOU AS BRAÇADAS DAS PISCINAS PELO TÊNIS.


O garoto de 9 anos nadava, nadava e nadava, incentivado pela família e empurrado pelo professor exigente. Mas entre uma braçada e outra na piscina do clube em Maceió, Tiago Fernandes não tirava o olho da quadra de tênis que ficava logo ao lado. Um belo dia deu o ultimato para a mãe: só continuaria nadando se fosse matriculado na escolinha para dar suas raquetadas. Ali começava a trajetória de um persistente garoto alagoano, que começou a colher seus frutos na madrugada deste sábado, aos 17 anos, conquistando o título juvenil do Australian Open.

Emocionados, pais do campeão juvenil do Australian Open contam como ele bateu pé e, ainda criança, trocou as braçadas pelas raquetes em Maceió. A mãe, que trabalha como médica e aceitou quando o filho pediu para entrar na escolinha de tênis, hoje mal consegue conter a felicidade. - É emocionante ver o filho da gente conquistando um título como este. Ele sempre disse que ia conseguir chegar lá, mas não esperávamos que fosse agora. Quando ligou, foi muito rápido, tinha muita gente com ele. Dei os parabéns, ele disse que estava muito feliz e avisou: “Mamãe, não posso falar muito agora” – lembrou Edna.

Ela recorda até hoje a decisão do filho de trocar a piscina pelas quadras. - O Tiago fazia natação, mas o professor era muito exigente e ele não gostava muito. Ao lado da piscina tinha uma quadra de tênis. Eu queria que ele continuasse na natação, até porque ele era danado. Foi aí que ele me disse, com nove anos: “Só vou continuar nadando se você me matricular na escolinha de tênis”. A partir dali começou a jogar, e a natação ficou para trás.

NOVO PROJETO DO MARACANÃ VAI SER APRESENTADO À FIFA DIA 09.02.2010

Uma comitiva do Governo do Rio de Janeiro vai até Zurique, na Suíça, para apresentar à FIFA no dia 9 de fevereiro o novo projeto do Maracanã para a Copa do Mundo de 2014. O original foi alterado após não se conseguir uma parceria público-privada (PPP) para bancar o custo das obras. Agora, a reforma será feita através de um financiamento especial do BNDES liberado pelo Governo Federal. As obras devem custar R$ 700 milhões. Aprovadas, elas começam em março, com o estádio ainda aberto para jogos até agosto. De setembro a dezembro de 2012, o Maracanã vai ficar fechado.

O Maracanã, que já foi o maior do mundo, vai encolher mais um pouco com a reforma. A capacidade do estádio vai passar de 86.700 para 83.400 lugares para se adequar às exigências do Caderno de Encargos da FIFA.

A visibilidade do torcedor vai ser perfeita de todo o estádio. O acesso vai melhorar com a construção de saídas mais largas nas arquibancadas, quatro novas rampas e a reutilização das duas rampas monumentais, a do Bellini e da UERJ, atualmente desativadas. O número de banheiros e lanchonetes vai ser ampliado para atender com qualidade o público.

O projeto contempla todo o complexo esportivo, a passarela de acesso à Quinta da Boa Vista e de integração com metrô e ferrovia e de urbanização do entorno. A passarela de ligação entre o estádio e a Quinta da Boa Vista vai ser larga para permitir uma verdadeira integração entre os dois espaços.
O projeto da cobertura do Maracanã
A fachada do Maracanã, tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), vai voltar para a cor original, saindo do azul atual. Como estava previsto, o estádio também vai ganhar nova cobertura.

Durante a Copa do Mundo, o Estádio de Atletismo Célio de Barros vai abrigar instalações provisórias onde vai funcionar o Centro de Mídia. E o Parque Aquático Júlio Delamare vai ser usado como base para o Centro de Voluntariado.

A: Vila de hospitalidade comercial (50 mil metros quadrados); B: TV Compound; C: Centro de mídia.

Para atender às exigências da FIFA de criar pelo menos 14 mil vagas de estacionamento, o projeto vai utilizar locais em um raio de 1,5 quilômetros em volta do estádio. Serão mil vagas no próprio Maracanã, para usuários Vips, e o restante na Quinta da Boa Vista, UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Colégio Militar e áreas do Exército.


Estacionamentos no Maracanã para a Copa de 2014 - A: Quinta da Boa Vista - 3.154 vagas; B: Ferrovia - 2.880; C: UERJ - 1,580; E: Colégio Militar - 700; F: Estádio - 734; G: Vila de hospitalidade.

A Tribuna da Imprensa vai ficar no alto da arquibancada, no lado Oeste, com capacidade para três mil lugares. Abaixo da Tribuna de Imprensa vai ficar a Tribuna de Honra e 88 camarotes de luxo, distribuídos em dois andares, com 50 metros quadrados cada um e capacidade para 30 pessoas. Os 96 camarotes atuais, no alto das arquibancadas, serão demolidos, melhorando a refrigeração natural do estádio.


Fonte de Publicação: Globoesporte.com