terça-feira, 2 de agosto de 2011

ALRN FIRMOU CONVÊNIO COM ASD/RN E APABB

O presidente da Assembleia Legislativa do RN, Deputado Estadual Ricardo Motta concretizou nesta terça feira (02.08), sua ideia que foi anunciada ainda no primeiro semestre do legislativo potiguar, durante audiência para discutir as oportunidades de trabalho e inclusão social para pessoas com necessidades especiais.

Foi assinado o convênio com a Associação Síndrome de Down (ASD/RN) e com a Associação de Pais Amigos e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil (APABB), para a contratação de três jovens. A solenidade foi na presidência da Casa e abriu um novo capítulo no legislativo Norte Riograndense, contemplando a luta de pessoas com Síndrome de Down por uma oportunidade no mercado de trabalho.

O presidente da Assembleia disse que o convênio já está sendo solicitado por outras casas legislativas. Foi inclusive apresentado durante a última reunião da UNALE (União Nacional das Assembleias Legislativas), quando foi realizada em Florianópolis em março deste ano.

ASSEMBLEIA TEM INICIATIVA PIONEIRA NA CONTRATAÇÃO DE JOVENS COM SÍNDROME DE DOWN




O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, promove a inserção de jovens com Síndrome de Down no mercado de trabalho, a solenidade foi realizada no plenário da Casa, na tarde desta terça-feira, 2, para assinatura do convênio com a Associação Síndrome de Down (ASD/RN) e com a Associação de Pais Amigos e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil (APABB).

Desde ontem (1) Felipe Medeiros Ramos, 24, Kalina Santos Falcão, 23 e Manuela Nely de Lima Araújo, 30, estão trabalhando na Casa. “É com muito orgulho que transformamos o discurso em realidade. Nossa casa foi pioneira e tem sido alvo de constantes solicitações de outras Assembleias. Esperamos que a iniciativa se reflita extensivamente a outras partes do País para um grande trabalho de inclusão social”, disse Ricardo Motta.

Manuela, que cursou o Magistério e trabalha como professora voluntária numa creche, falou em nome dos novos colegas de trabalho: “Estou muito feliz e só tenho a agradecer esta boa oportunidade”. A advogada Margarida Seabra, uma das fundadoras da ASD, disse que o convênio representa um avanço: “Nós acreditamos nesta Casa. O que a Assembleia fez foi tirar estas pessoas da invisibilidade”, disse.

O desembargador Cláudio Santos e o secretário estadual de Saúde, médico Domício Arruda, ambos com filhos portadores de SD, deram seu depoimento: “Endosso esse gesto não apenas na condição de pai, mas, sobretudo como cidadão, pois mais do que a contratação de pessoas portadoras de deficiência, significa um novo paradigma para todo o Rio Grande do Norte”, disse o desembargador. Domício Arruda, um dos fundadores da ASD/RN, ressaltou sua satisfação em ver que o trabalho da associação vem dando resultados: “Batalhamos pela sua entrada nas escolas regulares, agora a luta continua pela inserção no mercado de trabalho. São pessoas capazes de muito mais do que a gente imagina”.

Os pais dos três jovens falaram das dificuldades que enfrentam no dia a dia e comemoraram a iniciativa: “Esta é uma excelente oportunidade, até pela questão do primeiro emprego, porque ainda é muito difícil para eles”. Estamos esperançosos que dê tudo certo e que a iniciativa abra oportunidades para outras pessoas, pois já batemos em várias portas, disse Maria Gorete de Lima, mãe de Manuela.

Ana Lígia Falcão, mãe de Karina, também está entusiasmada: “Estou achando maravilhoso, pois é grande a expectativa dela para trabalhar. Estamos nessa grande expectativa pela própria questão da inclusão e temos a satisfação de mostrar o potencial dos nossos filhos”. Francisca Medeiros Ramos, mãe de Felipe, disse que o jovem aguarda ansioso o primeiro dia de trabalho: “É uma ótima abertura para ele mostrar sua habilidade”, afirmou.


Fonte de Publicação: Assessoria de Comunicação Social da ALRN

PRESIDENTE TEM EXPECTATIVA DE SEMESTRE AINDA MAIS PRODUTIVO

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, afirmou que a expectativa é de que o segundo semestre legislativo seja tão ou mais produtivo que o primeiro. Nesta terça-feira, 2, às 16h, foi assinado o convênio entre a Casa, a Associação Síndrome de Down do RN e a APABB para a contratação de três jovens com Síndrome de Down.  “Nós vamos assinar o tão sonhado convênio, uma bandeira nossa que foi, inclusive, solicitada por assembleias de outros estados para celebrar convênios nos moldes do nosso. Inicialmente, serão três jovens, mas a nossa expectativa é de que essas vagas sejam ampliadas”, explicou.

Ainda em agosto, dias 17 e 18, serão realizadas as Assembleias Itinerantes e Cidadã em Parnamirim. De acordo com o presidente, a perspectiva é de que o PROCON da Assembleia seja inaugurado já neste mês. “A parte estrutural e de pessoal está praticamente concluída e deveremos inaugurar o PROCON da Assembleia ainda este mês”, disse o deputado Ricardo Motta.

“Nós vamos retomar as sessões, reabrindo os debates democráticos no nosso plenário. Temos na pauta matérias importantes como a renegociação das dívidas do Estado e a diferenciação de taxação do ICMS no nosso porto para alavancar a nossa economia. A nossa expectativa é de termos um segundo semestre tão ou mais produtivo que o primeiro semestre”, afirmou o deputado Ricardo Motta.

O presidente da Assembleia informou que será aberto um debate entre os 24 deputados estaduais acerca da mudança no horário das sessões plenárias. Pela proposta inicial, elas passariam da tarde para o período da manhã, logo após as reuniões das comissões permanentes da Casa. “Essa mudança no nosso Regimento Interno será amplamente discutida e o plenário haverá de deliberar sobre essa matéria”, afirmou o deputado Ricardo Motta.


Fonte de Publicação: Assessoria de Imprensa