quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

EQUIPE NATALENSE CONSEGUE CONVERSER COMITÊ DA COPA E DETERMINA OS PRAZOS PARA EDITAL E OBRAS DA ARENA

Iniciou a contagem regressiva para o RN mostrar se realmente terá capacidade de permanecer como uma das sub-sedes da copa do Mundo de 2014, no Brasil. Em reunião realizada ontem na sede do Comitê Organizador Local (LOC), no Rio de Janeiro, ficou estabelecido que o novo edital de licitação para construção da Arena das Dunas terá de ser lançado até o dia 31 de dezembro e que o estado deverá apresentar seu parceiro no empreendimento até abril de 2011. Caso falhe em algumas dessas etapas a cidade não poderá ter mais aspirações em participar da maior festa do esporte mundial.

O processo de licitação está atendendo a todas as sinalizações dadas pelo mercado imobiliário, tanto que o governo do RN em busca do seu primeiro, se compromete em criar um fundo (colchão financeiro) de R$ 70 milhões para garantir uma maior fluidez ao empreendimento atual, bem como as futuras parcerias.

Nós viemos fechar o calendário, pois há o compromisso do nosso estado em lançar o novo edital de licitação ainda este ano, mas está prevista a realização de outras duas reuniões, com participação apenas do corpo técnico e previstas para os dias 23 e 27. Ela será realizada através de uma teleconferência, informou o secretário extraordinário para Assuntos Relacionados à Copa no RN, Fernando Fernandes.

Juntamente com São Paulo, Natal é uma das sub-sedes com o cronograma mais atrasado, mas segundo o presidente do LOC e da CBF, Ricardo Teixeira, pelo fato de apresentar o projeto de menor estádio para o Mundial de 2014 (40 mil pessoas), a cidade ainda possui tempo hábil para solucionar os seus problemas burocráticos. O dirigente entende que o tamanho do empreendimento não exigirá um prazo muito extenso para ser concluído. O tempo médio para construção de um estádio  é estimado em 30 meses.