terça-feira, 22 de setembro de 2009

I – ACABOU-SE A INVEJADA DEMOCRACIA INTERNA DO PT?

A decadência do movimento comunista refletiu-se nos partidos criados à imagem e semelhança do Partido Comunista da União Soviética, que adotava o princípio do centralismo democrático - um eufemismo que justificava a ditadura da direção partidária, herança do stalinismo.
Muitos comunistas brasileiros, desencantados com o "socialismo real", sua burocracia hipertrofiada e o atordoamento dos dirigentes face à situação internacional, foram atraídos pelo partido de novo tipo que era o Partido dos Trabalhadores. E o eletro magnetismo da democracia interna adotada.
Também os trotskistas foram puxados por este imã. A facilidade de opinar nas decisões, o direito de expressar pontos de vista e a eleger livremente do comando partidário, surgiram como um novo processo político baseado na democracia interna.
Não dá para a gente localizar historicamente o momento em que isto enfraqueceu e se degenerou. A linha de demarcação é a eleição de Lula e o excessivo pragmatismo da negação da negação, onde venceu o fingimento dele ao duvidar dos erros e desacreditar as denúncias contra os hierarcas do governo.
Fonte de Publicação: MIRANDA SÁ, jornalista (mirandasa@uol.com.br)